top of page

Minha trajetória

Há quase 15 anos atuando na área da Psicologia, sempre em conjunto com os atendimentos em consultório, atuei em diversas frentes da psicologia. Vou contextualizar, minha trajetória para que você conheça um pouco mais de minhas habilidades profissionais.

Como Psicóloga Clínica em consultório, me dedico a auxiliar pessoas em suas mais diversas questões. Por meio da Psicoterapia Breve com orientação focada na solução do problema. Quando conhecemos a nós mesmos, nos tornamos pessoas capazes de compreender nossos sentimentos, desejos, atitudes e escolhas na vida. Nos tornamos mais conscientes, daquilo que nos motiva, nos move e também, daquilo que nos angustia, nos machuca e dói dentro de nós. Quando aprendemos a nos conhecer, nos tornamos conscientes dos nossos sentimentos, pensamentos e emoções. Passamos a compreender melhor nossas ações e reações, e o porquê de algumas decisões, diante das situações que a vida nos apresenta. Nos tornando cada vez mais conscientes de quem somos. O autoconhecimento é chave que possibilita nos autogerirmos com eficiência. Não precisamos mais sermos, “levados”, como “folhas ao sabor do vento”, guiados por vontades, sentimentos, paixões (instintos), ou por pensamentos e sentimentos, que muitas vezes, não sabemos de onde vem, nem porque acontecem, ou ainda, chegam motivados por alguma circunstância específica.

Foto 08.jpeg
Untitled design - 2025-01-28T161529.809.png

O autoconhecimento, é capaz de nos libertar, e nos transformar, fazendo-nos capazes de realizar escolhas, decisões e atitudes, mais adequadas e salutares para nossas vidas, tornando-nos, pessoas cada vez mais capazes e maduras emocionalmente, em todas as áreas de nossa vida.

Para isto, em consultório, me utilizo de conhecimentos técnicos , epistemológicos e fenomenológicos que adquiri ao longo do tempo, atuais e atualizados, fundamentados e validados cientificamente. A fim de me dar o aporte necessário, para auxiliá-lo nessa jornada de reestruturação e ressignificação. Para, desta forma, atingirmos os objetivos propostos.

Na área Hospitalar, atuei como Psicóloga do Trabalho. Com foco na promoção da saúde mental e emocional, dos colaboradores. Acompanhamento psicológico, psicoterapia breve e orientação. Palestras, promoção de trabalho em equipe, promoção e desenvolvimento de soft skills e core skills, entre outros. Cuidar e promover o cuidador, de maneira ética, técnica e humana, é a meu ver, uma necessidade, pois impacta não somente na saúde física e emocional de quem cuida, como impacta diretamente, na saúde daquele que se deve cuidar. Coordenei a Comissão de Diversidade e Inclusão, bem como, integrei o canal de denúncias na mesma instituição.

Na Psicologia Social, atuei com crianças em situação de abrigamento e vulnerabilidade social, realizando um trabalho com vistas ao fortalecimento psicológico, promoção de saúde mental e emocional, acompanhamento, orientação e aconselhamento psicológico evolutivo, tanto para as crianças como para seus familiares, audiências com MP com vistas a adoção ou reaproximação familiar, prevenção à violência doméstica, uso e abuso de álcool/drogas entre outras atividades fizeram parte do meu trabalho.

Atuei também no funcionalismo Público, em município fora de Caxias do Sul, em três frentes da psicologia, área da Saúde, área Social e área Escolar.

Como Psicóloga na área da Saúde, realizei atividades de psicoterapia, acompanhamento e orientação psicológica, fortalecimento psicológico, promoção da saúde mental e emocional, fortalecimento psíquico, promoção, desenvolvimento fortalecimento de potencialidades, promoção e desenvolvimento de autoconhecimento e autogerenciamento pessoal e emocional, promoção do autocontrole através do autogerenciamento emocional, promoção e desenvolvimento de amadurecimento e resiliência, terapia do luto, reestruturação psíquica, entre outras atividades, com o objetivo de melhoramento da saúde biopsíquica e social dos usuários e familiares.

Como Psicóloga Social, realizei atendimentos com vistas ao fortalecimento biopsicossocial, ao desenvolvimento social, empoderamento social e neste sentido, abro um (parêntese) para explicar que empoderamento social, é ajudar o outro a compreender que ele é um indivíduo com valores, capacidades e potencialidades e que cada um pode alterar o curso de sua história. Ou seja, é auxiliar o outro no entendimento de suas capacidades e seu papel em relação a sua própria história de vida, auxiliando-o a encontrar sua própria autonomia. Estas foram algumas entre muitas atividades realizadas neste local.

Como Psicóloga Escolar, atuei na rede básica de ensino, sendo a única psicóloga escolar da rede municipal, era de minha competência o atendimento de todas as escolas de educação infantil e do ensino fundamental, tanto na cidade quanto no interior do município. Atuei no atendimento aos alunos e professores, na promoção do desenvolvimento psicológico, e desenvolvimento psicossocial, na promoção da saúde mental e emocional de alunos e professores, no apoio aos alunos e familiares, no apoio as equipes pedagógicas. Entre outras atividades pertinentes a este trabalho.

Ter a possibilidade de atuar em várias frentes da psicologia, sem nunca deixar de atender no consultório, nestes quase 15 anos de trabalho, seja na atuação dos trabalhos apresentados, ou nos trabalhos voluntários que realizo. Juntamente com o conhecimento técnico que adquiri a partir das diversas formações ao longo destes anos. Isto tudo me possibilita, ser uma profissional mais completa, com um conhecimento mais amplo e sólido, bem como, mais eficiente e eficaz na compreensão do paciente e aplicabilidade das técnicas. Sem nunca deixar a ética e a humanidade.

Portanto, diria pra você: Não more no problema, não more na dor, seja a questão pessoal ou profissional. Dor não é moradia, é auxilio para seu crescimento.
Problema, não é moradia, é alavanca para o seu desenvolvimento. Buscar ajuda para o que tem ajuda é sabedoria.

 

bottom of page